Trocar Legenda

segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Categoria de cabos



Cabo coaxial grosso
 
Conhecido tambem como cabo coaxial de banda larga, utilizado para transimiçao analogica. O cabo coaxial grosso, possui uma blindagem de cor amarela. Seu diametro externo é de aproximadamente 0,4 polegadas ou 9,8 mm.

Cabo coaxial fino


O cabo coaxial fino tambem é conhecido como cabo coaxial base, utilizado para transmissao digital e possui caracteristica geralmente de Zo=50 ohms. É o meio mais largamente empregado em redes locais. Quando uma rede local estiver usando cabo coaxial em uma topologia barra multiponto, todas as pontas do cabo estarao terminadas igual a Zo.

Cabo trançado sem blindagem (UTP)

O cabo par trançado é composto por pares de fios, sendo que cada par é isolado do outro e todos trançados dentro de uma cobertura externa. Não há blindagem fisica no cabo UTP; ele tem sua proteçao do efeito de cancelamento dos pares dos fios. Esse tipo de cabo se baseia unicamente no efeito de cancelamento para reduzir a absorçcao e a radiaçao de energia eletrica.


Cabo trançado com blindagem (STP)

Esse tipo de cabo combinam tecnicas de blindagem e cancelamento para proteger o cabo contra a degradaçao do sinal.
Esses cabos projetados para redes são de dos tipos:

STP de 100 ohms que são utilizados em redes ethernet, aumenta a resitencia contra interferencias eletromagnetica/interferencia de radiofrequencia do fio par trançado.

STP de 150 ohms tanto é blindado, para reduzir a interferencia eletromagnetica e a interferencia de radiofrequencia, como cada fio é separado um de outro por uma blindagem diminui a difonia.


Categorias de cabos UTP

Categoria 1 utilizado em linhas telefonicas; constituido apenas por 2 pares entrelaçados.
Categoria 2 suporta velocidade de transmissao ate 4 Mbps; constituido por 4 pares entrelaçados.
Categoria 3 suporta velocidade de transmissao ate 10 Mbps; a mesma constituiçao da categoria 2.
Categoria 4 suporta velocidade de transmissao ate 16 Mbps; a mesma constituiçao da categoria 3.
Categoria 5 suporta velocidade de transmissao ate 100 Mbps, por isso é usado em muitas redes locais; constituido por 4 pares entrelaçados.
Categoria 6 suporta velocidade de transmissao ate 1 Gbps; com largura de banda de 200 MHz.

Fibra optica

Constituida de material dieletrico, em geral, sílica ou plastico, em forma cilíndrica, transparente e flexivel, de dimensoes microscopicas comparando as de um fio de cabelo. Utiliza sinais de luz codificados para transimitir os dados, necessitando de um conversor de sinais eletricos para sinais ópticos, um transmissor, um receptor e um conversor de sinais elétricos.   
   






Cabos e conectores de: Rede, Vídeo e Computador


REDE
         Os mais usados como cabo de rede são: Cabo de par trançado, o de fibra ótica e os conectores RJ45 e RJ11.

VÍDEO
         Component Video (Vídeo Componente); Conector S-Video (Separated Video); Conector DVI (Digital Video Interface); Conector VGA (Video Graphics Array)

COMPUTADOR
•Série, utilizando um conector DB9, que permite conectar velhos periféricos;
• Porta paralela, utilizando um conector DB25, que permite, nomeadamente, conectar impressoras antigas.
• Portas USB (1.1, de baixo débito, ou 2.0, de débito elevado), permitindo conectar periféricos mais recentes;
• Conector RJ45 (chamados LAN ou porta ethernet) permitindo ligar o computador a uma rede. Corresponde a uma placa rede integrada na placa-mãe;
• Conector VGA (chamado SUB-D15), permitindo conectar uma tela. Este conector corresponde à placa gráfica integrada; São apenas alguns exemplos.

Protocolo SMTP


          O protocolo SMTP é o protocolo standard que permite transferir o correio de um servidor a outro em conexão ponto a ponto.
          Trata-se de um protocolo que funciona em modo conectado, encapsulado numa trama TCP/IP. O correio é entregue diretamente ao servidor de correio do destinatário. O protocolo SMTP funciona graças a comandos textuais enviados ao servidor SMTP. Cada um dos comandos enviados pelo cliente é seguido de uma resposta do servidor SMTP composta de um número e de uma mensagem descritiva.

Protocolo POP


          O protocolo POP permite, como o seu nome o indica, recuperar o seu correio num servidor distante (o servidor POP). É necessário para as pessoas não ligadas permanentemente à Internet, para poderem consultar os emails recebidos offline.  

Protocolo DNS


          Domain Name Server. Na internet, é o sistema através do qual hosts têm endereços de nome de domínio e endereços IP. O endereço de nome de domínio é utilizado pelos usuários e é automaticamente traduzido no endereço IP, que é utilizado pelo software de roteamento de pacotes.